Secretária da Educação é ouvida em Comissão na Câmara

Construção de novas escolas e parcerias são soluções apresentadas para falta de vagas
Secretária da Educação é ouvida em Comissão na Câmara

Fotos: Aline Pereira

Os vereadores da Comissão Especial de Estudos que avalia e propõe soluções visando o atendimento da demanda de vagas em creches no Município, receberam na noite desta quarta-feira (18), a secretária da Educação, Luciana Andrade Rodrigues.

A secretária apresentou documentos com informações sobre como pretende atingir a meta do governo de criar ao menos 4 mil vagas em Centros de Educação Infantil na cidade até o final de 2020. Informou que foi criado grupo de gestão e planejamento na Secretaria da Educação, a fim de que o trabalho seja efetivado dentro do orçamento real. No ano passado foram criadas pelo executivo cerca de 600 vagas, número de quando ainda estava à frente da Pasta, Suely Vilela.

Luciana esclareceu que atualmente, através de parceria com o governo federal,  está em trâmite de licitação a construção de nove CEIs em diferentes bairros de Ribeirão, que no total gerarão 2.126 vagas. Além disso, deve buscar em nova etapa do projeto parceria com o governo estadual e bolsas com a iniciativa privada, que vão gerar soluções mais rápidas para a falta de vagas. "São possibilidades previstas em lei. Nós conseguiríamos gerar mais vagas imediatas e, simultaneamente, construir novas escolas para a cidade", afirma a secretária. O presidente da Comissão, vereador Fabiano Guimarães (DEM), aprovou a iniciativa das parcerias, desde que executada com responsabilidade."Somos um país em desenvolvimento e temos que lidar com a realidade, tentando iniciativas criativas, sem perder o foco na segurança e qualidade do ensino", declara.

Por Marco Aurélio Tarlá